Projeto Get Out - The Sims 3

by - agosto 21, 2023


Quando comecei com OldSunset meu projeto era reunir o mundo aberto de The Sims 3 com as histórias fantásticas de The Sims 2 e humor ácido do The Sims 1. Bom, estava faltando uma parte em todo esse projeto, e essa é a parte na qual estou trabalhando agora: Histórias e Sims fascinantes.

Os problemas que inspiraram esse projeto

Mesmo tendo criado um mundo que considero incrível, eu ainda sentia que os Sims não pareciam perceber que poderiam sair pra explorá-lo. Parecia haver mais carros na rua do que Sims. E isso não era um problema exclusivo de OldSunset mas de qualquer mundo em The Sims 3. Então procurei por algum mod que permitisse aos Sims andar até seus destinos ao invés de embarcar em seus carros ou taxis. Não encontrei. Outro problema decorrente desse é: Sims que não embarcam em automóveis, fazem o trajeto inteiro correndo. E convenhamos, os Sims tem muito mais tempo do que qualquer um de nós, especialmente se você jogar com a progressão de história desativada (eles poderiam viver pra sempre) então, pra que tanta pressa?

E por mais que trabalhasse para corrigir esses fatores, ainda era necessário dar o "Toque de Midas" na psique dos Sims. Até porque, até esse momento, eles pareciam um pouco inertes. Mesmo quando saíam, as vezes demoravam pra tomar decisões, e isso estava me incomodando. Eu queria empurrar essa barreira de tempo pra que eles fossem mais reativos e práticos como em The Sims 2!

Projeto Get Out

Eu precisava de um nome, e esse parecia ser o nome perfeito! É simples, curto, reúne a essência do projeto e transmite a mensagem de maneira clara: “Sims, SAIAM!” Eu queria ter certeza que esse projeto fosse o mais personalizável possível, porque sei como ninguém, que cada um de nós gosta de jogar à sua maneira. Por isso este projeto é separado em módulos.

Temos 3 módulos:

-Mais pedestres andando em torno da vizinhança
-Veículos habilitados somente pra distâncias maiores
-Autonomia completa e responsiva

Agora vamos falar um pouco sobre cada um deles, e explicar como esses módulos agem individualmente e porque é recomendado que você os use juntos pra extrair o melhor resultado de The Sims 3.

Mais pedestres andando em torno da vizinhança

Já percebeu que os Sims vivem correndo pra cima e pra baixo, muitas vezes apenas pra atravessar a rua ou ir até a esquina? Não vou mentir, eu já estava exausto de ver meus Sims correndo como se o mundo fosse acabar. Não sou esse tipo de pessoa na vida real e não achava realista dezenas de corredores por aí se nem mesmo estava ocorrendo algum tipo de maratona pela cidade!

Navegando na internet encontrei este mod que faria com que os Sims parassem de correr e passassem a andar. Tenho quase certeza que também desabilitava o trote (que é uma forma de correr mais devagar que eu adoro!).

E eu preciso dizer, este mod é maravilhoso, mas estava causando problemas no meu jogo. Nrass Error trap nunca me notificou tanto sobre erros de rota para cavalos. Levei um tempo até descobrir que era esse mod que estava causando isso.

Então concluí: Este mod precisa ser atualizado, mas não posso trabalhar a partir dele. Preciso encontrar os arquivos originais (porque provavelmente há mais informações lá, do que havia quando o mod foi feito). E eu não estava errado! Usei esse mod como ponto de partida (Referência) pra criar algo do zero com minhas próprias configurações.

  • Garantir que alguns Sims pudessem trotar ou correr pra haver mais dinamismo no deslocamento dos Sims em torno do mapa da vizinhança foi um fator essencial. Isso transmitiria mais realismo do que ver todos andando;
  • Definir um baixo valor de aleatoriedade para promover alguma imprevisibilidade na forma como os Sims escolheriam fazer suas rotas também;
  • Definir a distância em metros que guiaria essas decisões.

Feito isso, daqui pra frente a decisão dos Sims de correr seria praticamente anulada. Em outras palavras, se ele precisasse correr, pegaria um taxi. Mas, como o propósito desse mod é somente forçar os Sims a andar eu tive outro problema: Ainda havia muitos carros e poucos Sims pela rua. Pra resolver isso vamos ao segundo módulo.

Veículos habilitados somente pra distâncias maiores

Me dei conta que o problema de The Sims 3, não era a falta de Sims, mas sim, a falta de Sims andando pela vizinhança para transmitir a sensação de que a cidade está viva. Eles vivem entrando em carros e taxis, é obvio que o mundo parecerá deserto! (Como ninguém, incluindo eu mesmo, concluiu isso antes?) Felizmente, há um arquivo no diretório do jogo que contém diversos XML que permitem ajustar essa característica do jogo!

Com isso em mente, os Sims devem optar por veículos somente quando a distância é maior do que eles poderiam fazer trotando. A diferença entre correr e usar o veículo é tão baixa que a probabilidade sempre será deles usarem veículos em casos como esse. Mas, você ainda verá Sims correndo por aí se precisarem chegar algo como 20 metros antes do parâmetro pra sacar seu carro do bolso.

Esse mod resolve um grande problema que eu vinha enfrentando desde que os taxis passaram a cobrar (veja minha lista de mods recomendados para esse e vários outros mods incríveis), eu rapidamente esgotava a carteira dos meus Sims por bobeira. Precisava sempre lembrar de selecionar pra eles irem andando, pra evitar que pegassem taxis automaticamente. Mas, agora isso não é mais necessário. Eles serão espertos e não usarão mais o taxi pra ir até a rua do lado.

Agora, eu sei que Perto/Longe são parâmetros que mudam de pessoa para pessoa, afinal o que é perto pra mim, quase sempre não é perto pra minha namorada. Outra coisa importante: O longe de uma vizinhança pequena é completamente diferente do longe de uma vizinhança grande! A começar pelo tamanho dos mapas que são diametralmente opostos. Por isso, se você quiser brincar em um mundo pequeno, pode ser necessário fazer um ajuste neste mod. Mas não se preocupe, é fácil! Vou ensiná-lo em seguida! Como comentei anteriormente, eu achava que isso tudo faria com que The Sims 3 parecesse mais responsivo e interessante. Até esbarrar com outro problema…

Autonomia completa e responsiva

Meus Sims agora podiam sair de casa, tomar decisões apropriadas e experimentar a vida… Mas, por algum motivo eles ainda demoravam pra tomar decisões em determinados momentos. Ver meus Sims parados por mais de 6 segundos me deixava um pouco aflito. Como: “Hei, há objetos no lote e infinitas possibilidades, eu sei que nós humanos demoramos pra escolher em meio à tudo isso, mas você é um Sim, uma caricatura da humanidade, não pense demais, apenas aja!”

Então comecei a procurar por qualquer arquivo que desse indício de que esse tempo de espera da autonomia pudesse ser reduzido. Porque como você sabe, eu adoro ver meus Sims agindo por conta própria (este é o tipo de jogador que eu sou). Quase sempre que abro The Sims eu sou o equivalente de um agente do caos inativo. Ou seja, eu quero ver alguma coisa acontecendo, mas não quero precisar criar uma história na minha mente ou passar horas planejando uma narrativa superficial e configurando tudo. The Sims 4 foi responsável por uma parte criativa do meu cérebro se dissolver. Se é que me entende. Eu queria apenas ter certeza de que os Sims seriam tão rápidos a ponto de me surpreender e fazer pensar: “Eles não precisam de mim, mas estou feliz por compartilhar a vida com eles!”

E bom, deu certo! Havia um arquivo, haviam parâmetros e parecia simples o suficiente pra eu não me perder. Mas, ainda precisava interpretar o que aquele xml estava tentando me dizer. Meu papel como artesão aqui foi:

  • Alterar os parâmetros gerais sem me prender às necessidades dos Sims para garantir que os Sims agissem não por intermédio de suas necessidades, mas por um desejo natural de agir que ia além desse nível da pirâmide de Maslow;
  • Diminuir o tempo de atraso que os Sims ficam parados esperando a próxima interação da fila de interações do jogador;
  • Aumentar a distância na qual a autonomia complexa pode ser utilizada.

Veja, antes a distância para complexidade girava em torno do jogador, agora expandimos esse limite para 3 vezes o valor original. Talvez você se pergunte: “Isso não compromete o desempenho?” E se você tiver seguido meu Tutorial de Otimização e não estiver jogando em um computador de 2009 (ou seja, mais de 10 anos atrás) a resposta rápida pra isso é: Não. Mas, é importante considerar que, o desempenho e estabilidade do seu jogo variam de uma série de fatores, incluindo a quantidade de mods e conteúdo personalizado que você tem. Por isso recomendo que aprenda a desenvolver uma boa habilidade de gerenciamento pra garantir sempre o melhor resultado.

Como jogadores de The Sims 3 nosso primeiro impulso para qualquer problema é culpar a época de lançamento e o desempenho do jogo, mas hoje em dia esses dois fatores são mais irrelevantes do que imaginamos. Quase tudo é resolvível (felizmente).

Dito isso, esse mod tornará seus Sims mais responsivos do que você jamais imaginou. É quase como se você estivesse jogando The Sims 2, no mundo aberto do The Sims 3, com gráficos de nova geração (se tiver seguido meu tutorial). Ou seja: O melhor de todos os mundos!

Get Out Project devidamente apresentado

Agora, se depois disso tudo, por qualquer motivo você achar que seus Sims estão responsivos demais, tudo bem, eu entendo. Isso é ajustável e é por isso que este post foi criado, para guiar vocês pelos bastidores de como todos esses mods nasceram, para creditar pessoas talentosas que buscaram soluções semelhantes antes de mim (sem as quais eu talvez não pudesse desenvolver isso com as habilidades atuais que possuo) e para ensiná-los a fazer o que fiz SE acharem que é necessário ajustar quaisquer um desses mods pro seu tipo de jogabilidade.

Eu poderia ter reunido os 3 módulos num único mod? Sim, e se você quiser, você pode! Mas os mantive separado para que abraçassem a maior quantidade e tipos de jogadores possíveis sem excluir ou deixar de fora pessoas que possam estar interessadas em um único recurso ao invés de todos eles.

Vamos ao que importa. Tenho quase certeza que você está ansioso pra testar!

Download e informações adicionais

Se não leu até aqui, recomendo que tire um tempinho pra isso. Nos tópicos acima compartilho tudo que você precisa saber sobre esse projeto e como ele influenciará os Sims em seu jogo. Agora, se tiver lido e estiver ansioso pra testar, aqui vão os links:

Esses são os primeiros mods de ajuste XML que eu lanço. É possível que eventuais falhas ou bugs sejam identificados (não identifiquei nenhum até agora). Esses mods não devem causar nenhum problema com outros mods já conhecidos. Além disso, se você tiver outros mods que interferem em relação às interações ou comportamento dos Sims na vizinhança, o Get Out Project deve apenas potencializar isso ainda mais.

Para descobrir como Editar e personalizar esses mods para seu estilo de jogo ou experiência CLIQUE AQUI

Notas de atualização:

Atualização do Mod Pedestrian around the World: Deixamos The Sims 3 ainda mais interessante e envolvente com as seguintes melhorias:

  • Movimentação dos lotes: Agora, os lotes têm um comportamento individual de movimento levando em consideração o tipo de lote e o horário de funcionamento. Isso torna a movimentação dos Sims mais realista, com um aumento gradual durante os horários de pico.
  • Mais Sims nos lotes: Aumentamos o número mínimo e máximo de Sims em cada lote para trabalhar com os novos recursos do Mod Smarter Than Ever (falaremos sobre ele em breve). Levamos em consideração o tamanho médio do terreno e o tipo de lote para evitar que os Sims fiquem amontoados, e, proporcionar uma movimentação mais orgânica.
  • Comportamento dos Sims: Ajustamos o comportamento dos Sims antes e depois da abertura dos lotes, evitando que muitos Sims cheguem ou saiam ao mesmo tempo em locais com horário de funcionamento estabelecido.
  • Rivalidade entre Sims: Adicionamos parâmetros de “rivalidade” para aumentar a chance de caos e drama entre os Sims. Isso significa que eles estão mais propensos a se comportar de maneiras inadequadas do que antes.
  • Locais favoritos: Agora, os Sims têm locais favoritos. Após visitarem um local mais de duas vezes, ele se torna um dos seus locais favoritos, fazendo com que eles o frequentem com mais frequência e se sintam mais à vontade lá.

Atualização do Mod Smart Vehicles decisions: Tornamos as decisões dos Sims sobre o uso de veículos mais inteligentes com as seguintes mudanças:

  • Uso de veículos: Os Sims agora serão incentivados a usar seus próprios veículos para visitar lotes comunitários, em vez de táxis. Isso significa que teremos uma maior variedade de carros circulando pela vizinhança.
  • Compartilhamento de carros: Se uma família com dois Sims tiver apenas um carro e o Sim A sair com ele, o Sim B chamará um táxi ao sair de casa, dependendo da distância que percorrerá.
  • Uso de táxis: NPCs agora usarão táxis somente se não tiverem carros ou nas situações mencionadas anteriormente. Reduzimos significativamente o incentivo para o uso de táxis, mas não o bloqueamos completamente.

Atualização do Mod Smarter Than Ever: Deixamos o Mod ainda mais inteligente com as seguintes melhorias:

  • Movimentação de pedestres: Aumentamos o número de pedestres disponíveis na vizinhança através de parâmetros de meta-autonomia. Agora, mesmo sem sair de casa, você verá mais movimento pela cidade.
  • Visitas dos vizinhos: Os vizinhos agora visitarão sua casa com mais frequência, o que pode ser ótimo para socializar.
  • Estilo de vida social: Ajustamos o incentivo para que Sims com traços relacionados a um estilo de vida mais social saiam de casa com mais frequência. Por outro lado, reduzimos esse incentivo para Sims mais introvertidos ou que não gostam de sair de casa.
  • Centro de simulação ampliado: Expandimos a área de simulação do jogo, permitindo que uma área três vezes maior receba uma simulação de alto nível. Isso significa que, se os Sims já se comportavam de forma complexa ao redor do lote em que você estava focado, agora eles farão isso em uma área três vezes maior sem comprometer o desempenho do jogo. 

Posts Relacionados

0 Comentários