Tutorial de Otimização The Sims 3 - 2025
ATENÇÃO: Este tutorial é focado em usuários de Windows 10/11 com computador posterior a 2016, preferencialmente com Placa de vídeo Dedicada. Tentar aplicar esse tutorial em qualquer outra versão do Windows como por exemplo Windows 7 ou 8 pode funcionar, sem garantia de sucesso.
Sugestão importante: Instale The Sims 3 em um SSD para seguir o tutorial. SSD costuma apresentar tempos de carregamento mais rápidos e no geral tornam o jogo mais responsivo pela maneira como funcionam. Associar este tutorial à um SSD de qualidade e pelo menos 8 Gbs de memória Ram é um bom começo.
Antes de seguir cada um dos passos é fortemente recomendado que você realize um Backup dos arquivos que serão modificados.
- PASSO 1: Adicionando sua placa de vídeo no banco de dados do The Sims 3:
The Sims 3 é popular por seus travamentos mesmo em CPUS mais potentes. Isso acontece porque o jogo não é capaz de reconhecer sozinho quaisquer componentes que tenham sido lançados depois de 2014. Por isso este é um dos passos MAIS IMPORTANTES a serem seguidos e que não podem ser ignorados. Esse programa ajuda seu jogo a reconhecer placas de vídeos mais recentes e modernas.
(É necessário criar uma conta no site para fazer Download)
Como utilizar:
Confira no rodapé do programa para descobrir se ele localizou o diretório do The Sims 3. Caso isso não tenha acontecido, clique na pastinha amarela e direcione o programa para a pasta onde seu jogo está instalado. Em seguida clique no v (verdinho). O programa exibirá uma mensagem de que o Patch foi aplicado com sucesso. Basta pressionar Ok e seguir para o passo seguinte.
Link: The Sims 3 GPU Add-on
- PASSO 2: Smooth Patch:
Essa modificação proporciona um ganho de desempenho geral. Além disso, ela também faz com que o arrastar e soltar do Criar um estilo funcione de forma mais rápida e suave, assim como, também acelera o tempo de carregamento das miniaturas de roupas e cabelos no Criar um Sim.
Confira a página de Download e siga o passo a passo correto para instalação. O método e os arquivos necessários são diferentes hoje em relação à quando nosso tutorial foi gravado.
Link: Smooth Patch
Essa parte em diante do tópico é focada em alterações manuais nos arquivos do jogo e devem ser seguidas com Cuidado. Qualquer modificação equivocada pode acarretar em problemas de execução do jogo e em casos mais graves colocar os componentes do seu computador em risco. Portanto siga o passo a passo com Cautela.
FAÇA BACKUP dos arquivos que for modificar antes de qualquer alteração
- PASSO 1: Alterando o limite de memória usável pelo jogo:
Localize o arquivo Sims3.ini dentro do diretório do jogo na pasta Bin e abra com o bloco de notas. Pressione CTRL+F e digite na caixa MemoryUsageLimit e pressione Enter. Do lado direito dessa linha de código estará o valor 20000000, mude apenas o primeiro dígito de 2 para 4, ficando: 40000000. Em seguida salve o arquivo.
Se estiver obtendo um erro, Salve o arquivo Como na área de trabalho e em seguida recorte e cole no diretório original.
- PASSO 2: Permitir que os Sims andem mais próximos um do outro
Este fix serve para diminuir a distância de colisão entre os Sims diminuindo a frequência das batidinhas de pé e tornando a interação mais próxima à do The Sims 4.
Localize o arquivo Sims3.ini dentro do diretório do jogo na pasta Bin e abra com o bloco de notas. Pressione CTRL+F e digite na caixa DynamicAvoidance e pressione Enter.
Na categoria [Config] mude apenas as linhas abaixo para os valores 0.1, em seguida basta salvar o arquivo.
DynamicAvoidance_FieldRadius = 0.1
DynamicAvoidance_InactiveFieldLength = 0.1
DynamicAvoidance_MinNonIntersectingDistance = 0.1
DynamicAvoidance_FieldLengthPad = 0.1
DynamicAvoidance_StopDistanceMultiplier = 0.1
- PASSO 3: Desativando as configurações de PreLoader (Opcional)
Este passo pode ser útil para pessoas que experimentam longos tempos de carregamento, gagueiras longas ou que o jogo demore à responder aos seus comandos. ATENÇÃO: Só siga este passo se você estiver usando um SSD ou HD que tenha sido fabricado nos últimos 5 anos.
Localize o arquivo Sims3.ini dentro do diretório do jogo na pasta Bin e abra com o bloco de notas. Pressione CTRL+F e digite na caixa Preloader e pressione Enter.
Abaixo dessa linha haverá: Enabled = true e HoldOntoResource = true. Altere ambos para False. Depois salve o arquivo e feche.
- PASSO 4: Ajudando The Sims 3 a identificar sua Memória de Vídeo corretamente
Como as placas de vídeo na época em que The Sims 3 foi produzido não eram populares por memórias de vídeo generosas, o jogo costumava setar essa configuração para o padrão de 32 ou 2048. Entretanto, as placas de vídeo atuais costumam possuir um poder muito maior hoje em dia.
ATENÇÃO: Para descobrir qual a capacidade de vram da sua placa de vídeo clique no link abaixo e use o executável VRamSizeDX9.exe. Ele dirá quanta vram há disponível para jogos DX9 que você pode utilizar.
Em seguida, localize o arquivo GraphicRules.srg dentro do diretório do jogo, na pasta Bin e abra com o bloco de notas. Pressione CTRL+F e digite na caixa seti textureMemory e pressione Enter. Essa linha estará próxima ao topo do arquivo.
Depois, basta alterar o valor encontrado para o valor apresentado no executável do VramSizeDX9.exe. (No meu caso, altero 2048 para 10016). Após modificar o arquivo, basta salvar.
Link: Vramsize Teste
- PASSO 5: Fazendo o jogo utilizar mais CPU
Por ser 32 bits, The Sims 3 acaba restringindo o uso geral que CPUs mais modernas podem proporcionar para o desempenho do jogo. Essa modificação vai alterar isso. ATENÇÃO: Este passo deve ser completamente ignorado por pessoas que estiverem usando um computador de baixo custo ou que não tenha sido destinado para jogos.
Localize o arquivo GraphicRules.srg dentro do diretório do jogo na pasta Bin e abra com o bloco de notas. Pressione CTRL+F e digite na caixa seti cpuLevelUber e pressione Enter. Quando localizar mude os numeros 2 e 1 para 3, devendo ficar:
seti cpuLevelUber 4
seti cpuLevelHigh 3
seti cpuLevelHigh 3
seti cpuLevelMedium 3
seti cpuLevelLow 3
NÃO copie e cole as linhas acima. Elas servem apenas como referência. O espaçamento é diferente. Após modificar o arquivo original, basta salvar.
- PASSO 6: Aprimorando a Qualidade visual das Sombras (Opcional)
As sombras do jogo por padrão costumam apresentar muito serrilhado, essa modificação vai torná-las mais nítidas e suavizadas. Melhorando consideravelmente o resultado visual para fotos ou vídeos. Lembrando que para a mudança ser notada no jogo a Renderização Avançada deve estar habilitada e a qualidade de Luzes e Sombras deve estar setado para Alto.
ATENÇÃO: Alguns jogadores relatam que o jogo pode apresentar queda de FPS com essa modificação. Portanto dependendo de sua configuração pode ser interessante não efetuar este passo.
Localize o arquivo GraphicRules.srg dentro do diretório do jogo na pasta Bin e abra com o bloco de notas. Pressione CTRL+F e digite na caixa ShadowMapSize e pressione Enter 3 vezes. Abaixo de Setting $High mude o valor 2048 no prop $ConfigGroup ShadowMapSize 2048 para 7680. Após modificar o arquivo, basta salvar.
- PASSO 7: Aprimorando a Qualidade de Textura do jogo (Opcional)
Essa modificação permite alterar a qualidade de definição das texturas de objetos ou decorações do jogo. Para que o resultado possa ser notado é importante que a opção Detalhe de Texturas dentro do jogo esteja configurada para Alto.
Localize o arquivo GraphicRules.srg dentro do diretório do jogo na pasta Bin e abra com o bloco de notas. Pressione CTRL+F e digite na caixa TextureSizeThreshold e pressione Enter 3 vezes. Dentro do Setting $High mude o valor 2048 no prop $ConfigGroup TextureSizeThreshold 2048 para 4096. Após modificar o arquivo, basta salvar.
- PASSO 8: Aprimorando a Qualidade de Textura dos Sims (Opcional)
Essa modificação melhora a qualidade de textura dos Sims fora do Criar um Sim, tornando-os muito mais nítidos e menos borrados do que de costume. Perfeito pra quem gosta de fazer capturas ou vídeos dentro do The Sims 3.
Quanto maior a qualidade de textura dos Sims, mais tempo eles devem levar para carregar dentro do jogo. Portanto se fizer qualquer edição no Criar um Sim, já estando no modo Simulação, ao voltar para o jogo normal, deve levar de 5 a 15 segundos para o Sim carregar completamente dependendo do seu computador. Isso vale também para Sims que estão chegando ao lote pela primeira vez. Qualquer modificação errada pode deixar os Sims bugados. Siga o passo a passo com atenção e cuidado. Confira o link abaixo se tiver qualquer dificuldade para entender.
Localize o arquivo GraphicRules.srg dentro do diretório do jogo na pasta Bin e abra com o bloco de notas. Pressione CTRL+F e digite na caixa SimQuality em seguida desça até o Setting $VeryHigh e altere o prop $ConfigGroup RenderSimTextureSizes "2048, 2048, 512, 128" para prop $ConfigGroup RenderSimTextureSizes "4096, 4096, 512, 128". Faça o mesmo para prop $ConfigGroup CASLightMapWidth 1024 alterando para prop $ConfigGroup CASLightMapWidth 4096 e prop $ConfigGroup CASRenderTargetSize 2048 alterando para prop $ConfigGroup CASRenderTargetSize 4096. Após modificar, basta salvar.
Link: Veja o Antes e Depois
- PASSO 9: Corrigindo e aprimorando a neblina do jogo (Opcional)
Essa modificação vai corrigir a neblina bugada do The Sims 3 que aparece quando quer e do jeito que quer. Confira com detalhes no link abaixo.
Localize o arquivo GraphicRules.srg dentro do diretório do jogo na pasta Bin e abra com o bloco de notas. Pressione CTRL+F e digite na caixa DrawDistance em seguida desça até o Setting $High e altere: prop $ConfigGroup ClipPlaneDistances "0.25, 0.25, 3000, 3000" para prop $ConfigGroup ClipPlaneDistances "0.25, 0.25, 4000, 8000" e prop $ConfigGroup ClipPlaneMapViewDistances "1.0, 1500.0" para prop $ConfigGroup ClipPlaneMapViewDistances "1.0, 3500.0".
Essa primeira configuração vai remover o corte que acontece na silhueta do Mapa quando afastamos a câmera.
Em seguida altere prop $ConfigGroup ClipPlaneZoomClose “100” para prop $ConfigGroup ClipPlaneZoomClose “500” e prop $ConfigGroup ClipPlaneZoomDistant “200” para prop $ConfigGroup ClipPlaneZoomDistant “500” essa configuração vai corrigir a neblina desaparecendo quando movemos a câmera no eixo vertical, aproximando ou afastando do terreno. Ao igualar os valores, o corte da neblina não acontecerá mais.
Em seguida altere prop $ConfigGroup FogDistances “10000, 10, 100000, 3000” para prop $ConfigGroup FogDistances “800, 8, 800, 2800” e depois altere prop $ConfigGroup FogCurveModifier “1, 3” para prop $ConfigGroup FogCurveModifier “1, 2” essa configuração altera a Densidade da neblina. Após modificar basta salvar.
Link: Veja mais detalhes aqui
- PASSO 10: Remover o efeito Bloom (Opcional)
Já percebeu que o bloom de determinados objetos principalmente quando em texturas metálicas ou na cor branca podem ser extremamente brilhantes? Essa modificação vai desabilitar por padrão esse Bloom estranho e bizarro que não é nada natural dentro do jogo.
ATENÇÃO: Alguns jogadores relatam que essa modificação proporcionou aumento e estabilidade da taxa de FPS dentro do jogo.
Localize o arquivo GraphicRules.srg dentro do diretório do jogo na pasta Bin e abra com o bloco de notas. Pressione CTRL+F e digite na caixa AdvancedRendering e pressione Enter. Em seguida copie a linha prop $ConfigGroup RenderPostProcessEnabled false dentro do Setting $Off e cole dentro da sessão Setting $On embaixo da linha prop $ConfigGroup RenderForceMinspecShaders 0 mantendo o espaçamento correto. Após modificar o arquivo basta salvar e fechar.
- PASSO 11: Aumentando a capacidade de armazenamento Cache
Assim como no Windows, cache torna o jogo mais rápido e responsivo, economizando tempo de carregamento e proporcionando uma jogabilidade mais estável e suave. Erroneamente foi ensinado por anos que remover os arquivos Cache gera aumento de desempenho. Mas isso só é verdade se o jogo estiver passando por bugs relacionados à quebra de roteamento, mods incompatíveis ou quaisquer outros tipos de problema. Caso contrário é recomendado que você MANTENHA seus caches intactos. Cache, quanto maior melhor!
ATENÇÃO: Essa é uma modificação arriscada! Pessoas diferentes relatam diferentes experiências com essa modificação, portanto faça backup do arquivo que será modificado para poder voltar atrás caso tenha uma experiência negativa com essa mudança.
Localize o arquivo Default.ini dentro do diretório do jogo na pasta Bin e abra com o bloco de notas.
Em seguida altere o valor original em [Script] HeapSize para 15360.
Em seguida em [Resources] altere o valor original de CacheBudget para 104857600.
Em [FrameDatabase] altere o valor original de BlockSize para 15360 e em [CAS] altere todas as linhas para os valores a seguir:
CompositorCacheSize = 1310720000
SimCompositorCacheSize = 1310720000
WorldCompositorCacheSize = 1310720000
SimWorldCompositorCacheSize = 1310720000
Depois de realizar essas mudanças basta salvar o arquivo e fechar.
Essa parte do tópico é focada em jogadores que possuem placa de vídeo Nvidia.
Se você possuir qualquer outra placa de vídeo pode seguir parcialmente este tutorial de acordo com as indicações e possibilidades que a sua GPU permitir. Essas sugestões irão melhorar a qualidade da imagem e o desempenho de seu jogo.
Esteja ciente que as modificações sugeridas colocarão sua placa de vídeo para trabalhar mais.
- PASSO 1: Criando um perfil de configuração para The Sims 3
Abra o seu painel Nvidia clicando com botão direito na área de trabalho.
Em seguida vá em Gerenciar as configurações em 3D no painel lateral esquerdo.
Depois clique em Configurações do Programa e Acrescente The Sims 3 à lista selecionando o diretório do jogo e o atalho TS3.w
- PASSO 2: Configurando o Perfil
Você acredita que de todos os Streammers e Simmers que encontrei ao longo do caminho, praticamente nenhum deles havia tocado nesse painel antes? Configurar um perfil é importante para colocar sua placa de vídeo para fazer aquilo que você a pagou para fazer: Trabalhar em sua melhor performance!
Configurando a Suavização de Bordas
Vamos começar configurando a suavização de bordas para garantir que seu jogo fique incrivelmente bonito e bem suavizado. Isso será importante inclusive se decidir usar os filtros Ansel no Tutorial de Aprimoramento Estético para The Sims!
Anti-aliasing - FXAA selecione a opção Ligado
Anti-aliasing - Configuração selecione a opção 8x
Anti-aliasing - Correção do gama selecione a opção Ligado
Anti-aliasing - modo selecione a opção Melhorar a configuração do aplicativo
Anti-aliasing - transparência selecione a opção 8x (superamostra)
Lembre-se que para ver resultado dentro do jogo é importante estar com a suavização de bordas ativada no painel de configurações do The Sims 3!
- PASSO 3: Configurando outras opções do perfil
Filtragem de textura, Buffering Triplo, Consumo de energia e mais!
As opções a seguir atuam em diversas frentes melhorando por exemplo a definição de texturas e o desempenho dentro do jogo. Seguir cada uma delas é essencial para obter o melhor resultado!
Configurando o painel:
Buffering Triplo selecione a opção Ligado
CUDA - GPUs selecione sua placa de vídeo
Compatibilidade com OpenGL e GDI selecione a opção Preferência por Compatibilidade
Filtragem anisotrópica selecione a opção 16x
Filtragem da textura - Diferencial negativo selecione a opção Fixar
Filtragem da textura - Otimização anisotrópica selecione a opção Desligado
Filtragem da textura - Otimização trilinear selecione a opção Ligado
Filtragem da textura - Qualidade selecione a opção Alta Qualidade
GPU com renderização OpenGL selecione sua placa de vídeo
Modo de gerenciamento de energia selecione a opção Preferência por Desempenho máximo
Essa ultima opção é uma das mais importantes e vai proporcionar um grande ganho de performance no seu jogo. Você mal vai acreditar na suavidade com a qual o jogo vai se desenrolar.
- PASSO 4: Terminando de configurar o Perfil de jogo
Configurando Latência e restringindo Quadros
Daqui pra frente nosso tutorial ganha uma nova bifurcação. Se você tiver um monitor Compatível com G-SYNC de pelo menos 144 Hrz pode pular a parte da Sincronização vertical. Caso possua um monitor de 60 a 240 Hrz mas que NÃO seja compatível com G-SYNC deve seguir cada uma das configurações a seguir.
Configurando o painel
Modo de latência baixa selecione a opção Ultra
Multi-Frame Sampled AA (MFAA - Suavização) selecione a opção Ligado
Método atual Vulkan/OpenGL selecione a opção Preferência por camadas na cadeia de troca DXGI
Otimização segmentada selecione a opção Ligado
Quadros pré-renderizados de Realidade Virtual selecione a opção 4
Para jogadores com monitor comum ou sem Compatibilidade G-SYNC
Sincronização Vertical selecione a opção Ligado
Taxa máxima de Quadros selecione de 30 a 60 (de acordo com a sua preferência)
Para jogadores com monitor 144 hrz pra cima e/ou compatível com G-SYNC
Sincronização vertical selecione a opção Desligado
Taxa máxima de Quadros selecione a opção Desligada
Taxa de atualização preferida (nome do monitor) selecione a opção A maior disponível
Tecnologia de monitor selecione a opção Compatível com G-SYNC
Quando monitor e placa de vídeo apresentam a tecnologia G-SYNC, a restrição dos quadros não é mais uma necessidade, já que o monitor receberá exatamente a mesma quantidade de quadros que a placa de vídeo estiver mandando. Isso tornará o jogo por si só mais suave e sem problemas de desempenho como Cortes da imagem ou travadinhas.
Após realizar todas as mudanças clique em APLICAR.
Essa parte do tópico é destinado a jogadores que desejam aprimorar os aspectos visuais de iluminação e sombra do The Sims 3 com Reshade, filtros ansel e outras melhorias gráficas disponíveis hoje.
ATENÇÃO:
Este tutorial NÃO é recomendado para jogadores que NÃO possuam uma Placa de vídeo Dedicada, uma vez que todas as modificações deste tópico irão melhorar o visual do jogo mas a custo de desempenho. Portanto é recomendado que você possua uma placa de vídeo parruda pra lidar com a nova demanda de processamento.
VOCÊ DEVE EXECUTAR O SEU JOGO EM MODO JANELA
Caso contrário tanto filtros Ansel quanto Gshade terão um aspecto completamente diferente do que foi proposto. Para executar o jogo em modo tela cheia janela, fique atento ao último passo deste tutorial.
- PASSO 1: Introdução aos Filtros Ansel
O Nvidia Ansel é uma tecnologia revolucionária que dá aos jogadores todas as ferramentas que precisam para aplicar Filtros de Pós-Processamento ajustando o aspecto visual de jogos compatíveis, à sua maneira. Além de excelentes ferramentas de captura de tela que trabalham com IA para garantir um visual deslumbrante!
Antes de mais nada você precisa possuir uma placa de vídeo compatível (GTX da série 600 pra cima já é compatível) em seguida é necessário ter instalado o Geforce Experience. Após isso, faça Download dos Shaders personalizados no Link abaixo e extraia a Pasta Custom para: Disco Local C: | Arquivos de Programas | NVIDIA Corporation | Ansel.
Se a pasta Ansel não existir, basta criar uma diretamente DENTRO do diretório (uma vez que ele exigirá autorização de Administrador.)
Link: DOWNLOAD
- PASSO 2: Instalação do Reshade
No vídeo de Otimização para The Sims 3 de 2023 eu sugeri a instalação de G-Shade. Como esse programa está fora do ar, volto à indicar a utilização de Reshade para aprimorar visualmente o jogo. Confira abaixo mais informações.
Baixe a versão abaixo do Reshade e em seguida siga o processo de instalação escolhendo o diretório do jogo e selecionando o arquivo TS3W e em seguida selecione a opção: Direct3D 9.
Não há necessidade de marcar nenhum pacote de efeito, pois em seguida fornecerei meus próprios pacotes com preset. Prossiga até o final da instalação.
Link: DOWNLOAD
- PASSO 3: Instalando o Preset personalizado do Boring Bones
Você pode criar seu próprio Preset a partir da instalação do Reshade ou pode economizar tempo experimentando minha modificação. Ela foi desenvolvida para apresentar um sistema de iluminação menos saturado e mais iluminado. Há diversos filtros que podem ser habilitados e/ou desabilitados, que fornecem visuais mais profundos como sombreamento avançado e aprimoramentos de texturização. Nem todos os jogadores gostam do jogo dessa forma, mas com o Reshade você pode ir brincando de habilitar e desabilitar filtros pra entender o que cada um deles faz no seu jogo.
AVISO IMPORTANTE: Os filtro aqui, diferente do The Sims 2, foram configurados para trabalhar JUNTO com os filtros Ansel. Portanto, tentar utilizá-los separadamente, não proporcionará o resultado visual esperado.
Após fazer Download do meu Preset, você pode extrair a pasta para o diretório em que seu jogo está instalado. Substituindo qualquer pasta, se assim for requisitado.
Link: DOWNLOAD
- PASSO 4: Acessando e personalizando o Preset dentro do jogo
Com o Preset uma vez instalado, basta abrir o jogo e pressionar a tecla de atalho para abrir o painel do Reshade, geralmente tecla Home em seguida escolher o Preset Boring Bones dentro da pasta Custom. Selecione a caixa Performance Mode no rodapé do painel se não achar necessário fazer nenhum ajuste na camada Global de definições.
Agora é so aproveitar e se divertir.
1 Comentários
Oii!!! Fiz tudo igual o passo a passo, porém agora eu entro no jogo e a idade está sempre alterada (a barra de idade completa, mesmo em jogos recém-criados), ao mesmo tempo que eles não envelhecem! Já tentei mudar as configuraçoes do jogo e não adianta! Me ajuda?
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